Uma investigação que começou a partir de reportagens sobre o suposto uso de veículos oficiais do Tribunal de Justiça do Maranhão por familiares do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, agora coloca o próprio exercício do jornalismo no centro da mira. O jornalista maranhense Luís Pablo passou a ser investigado pela Polícia Federal, e uma decisão do ministro Alexandre de Moraes autorizou medidas contra uma fonte relacionada às informações publicadas.
O episódio levanta uma pergunta incômoda: quando uma reportagem revela fatos envolvendo autoridades do mais alto escalão do Judiciário, quem deve ser investigado primeiro — o jornalista que divulga a informação ou o possível fato revelado pela reportagem? Segundo Luís Pablo, enquanto as denúncias de interesse público deixaram de ser o centro da apuração, sua atividade profissional, sua fonte e até aspectos de sua vida privada passaram a ser investigados. O jornalista afirma que informar fatos de interesse público não é crime.
O ponto mais sensível é o sigilo da fonte, garantia expressamente prevista no artigo 5º, XIV, da Constituição Federal. A proteção existe justamente para impedir que o Estado descubra quem fornece informações a jornalistas e, com isso, crie um ambiente de medo capaz de impedir futuras denúncias. Críticos da decisão de Moraes sustentam que atingir a fonte pode representar um precedente perigoso para a liberdade de imprensa.
Isso não significa que jornalistas estejam acima da lei. Se houver indícios de crimes — como obtenção ilegal de dados, pagamento por informações, perseguição ou divulgação indevida de informações protegidas — é legítimo investigar. A própria apuração mencionada pela imprensa aponta suspeitas envolvendo acesso indevido a sistemas e monitoramento de veículos ligados à segurança de Flávio Dino. O problema jurídico está em saber até onde o Estado pode avançar sobre o jornalista e sua fonte sem transformar a investigação em instrumento de intimidação da imprensa.
Também é preciso separar duas questões: investigar a origem de uma informação e apurar o conteúdo da denúncia que originou a reportagem. Se havia suspeita de irregularidade no uso de veículos públicos, a sociedade tem o direito de saber se o fato foi efetivamente apurado, se houve justificativa administrativa e quem autorizou eventual utilização. A investigação da fonte não deveria, por si só, fazer desaparecer a pergunta original.
O caso coloca o STF diante de uma contradição institucional delicada: a Corte que tem o dever constitucional de proteger direitos fundamentais não pode permitir que uma investigação criminal produza, na prática, um efeito de intimidação sobre jornalistas e suas fontes. Se existirem crimes, que sejam investigados e provados; se houver abuso, que também seja apurado. O que não pode acontecer em uma democracia é o poder de investigar transformar-se em poder de silenciar. E, diante da gravidade do episódio, fica uma pergunta que merece resposta pública: quem fiscaliza os fiscalizadores quando a denúncia envolve o próprio Supremo Tribunal Federal?

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se